
A segunda-feira (5) começa com o mercado de olhos nos ruídos políticos em Brasília. A Procuradoria Geral da República pediu abertura de inquérito, aceito pela ministra Rosa Weber, contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por prevaricação. Com investidores de olho nos desdobramentos deste assunto, a bolsa pode sofrer reflexos durante o dia.
Ainda por aqui, o Banco Central divulga o Boletim Focus com as perspectivas de do mercado financeiro com indicadores para a economia brasileira. Nos EUA, o país comemora o feriado da independência e a bolsa de valores não abre por lá.
LEIA MAIS:
- Saiba os assuntos que vão movimentar o mercado esta semana
- Brasil Pra Frente: BM&C News lança série que aborda desafios econômicos no país
Estes e outros assuntos você também acompanha ao longo do dia durante a programação da BM&C News no YouTube. Confira os principais destaques para esta segunda:
Investigações em Brasília
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou na semana passada um pedido de abertura de inquérito para investigar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por suspeitas de irregularidades na compra da Covaxin.
A investigação deverá apurar se o presidente não cumpriu com seu dever de denunciar às possíveis irregularidades nas negociações após ter sido notificado por um servidor do Ministério da Saúde, segundo o que foi reportado na CPI da Covid na última semana. O andamento das investigações e a continuação da CPI da Covid podem mexer com o humor dos investidores e balançar a Bolsa nesta semana.
Focus
O Banco Central divulga nesta segunda (5) o Boletim Focus. O relatório apresenta as perspectivas do mercado financeiro sobre indicadores importantes para a economia, como a taxa básica de juros, a evolução do PIB, inflação e câmbio. Os dados são utilizados pelos investidores como base para a tomada de decisão de seus investimentos e, por isso, podem afetar o mercado hoje.
Feriado nos EUA
Os EUA celebraram no domingo (4) a independência do país. Apesar de a data comemorativa ter sido ontem, o feriado será nesta segunda-feira (5) e, por isso, as Bolsas norte-americanas estarão fechadas. Com a ausência de boa parte dos investidores estrangeiros, a Bolsa por aqui pode apresentar movimentação incomum e, por isso, o investidor precisa ter cautela hoje.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: