
O mercado financeiro voltou a elevar a expectativa para a inflação de 2021. Na 13º semana consecutiva de alta, a projeção do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu para 6,07%. Ao mesmo tempo, a estimativa para a Selic se manteve em 6,5% ao ano.
Os números são do Boletim Focus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (5). O documento reúne a estimativa de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.
LEIA MAIS:
- Mercado: Ruídos políticos, Focus e o que move esta segunda
- Saiba os assuntos que vão movimentar o mercado esta semana
PIB
As perspectivas do mercado financeiro para a atividade econômica deste ano têm melhorado. A expectativa é que o PIB (Produto Interno Bruto) de 2021 fique em 5,18%. Na semana passada, era esperado crescimento de 5,05%.
Se confirmado, esse desempenho positivo do PIB de 2021 seria suficiente para recuperar a queda de 4,1% registrada em 2020.
A recessão do ano passado foi puxada pelos impactos econômicos da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social. Dessa forma, a alta do PIB deste ano está condicionada à melhora no cenário da crise sanitária e ao avanço da vacinação.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: