
Jerome Guillen se tornou presidente do setor automotivo no terceiro trimestre de 2018, supervisionando todos os negócios automotivos da Tesla.
Durante sua gestão, a empresa abriu a primeira fábrica no exterior, em Xangai, expandiu suas parcerias de fornecimento de células de bateria e começou a produzir em massa o Modelo Y.
Mas a Tesla também enfrentou problemas de qualidade durante a gestão de Guillen. Entre os obstáculos, recalls e escassez de peça, que afetaram a produção com a interrupção da produção dos Modelos S e X no primeiro trimestre do ano.
A Tesla o transferiu para o cargo de presidente de transporte pesado em março deste ano e, em junho, Guillen deixou a empresa. As circunstâncias exatas de sua saída não foram divulgadas.
De acordo com a InsiderScore, os registros indicam que Guillen exerceu opções de 451.118 ações da Tesla e provavelmente vendeu as ações subjacentes por receitas brutas de US $ 274,1 milhões.
Os executivos da Tesla não recebem nenhum tratamento especial ao sair. Em termos mais formais, não têm indenização garantida ou aquisição acelerada de patrimônio, caso renunciem ou sejam demitidos.
Segundo informações da InsiderScore, Guillen tinha em torno de US $ 442 milhões em opções não adquiridas e ações restritas não adquiridas quando deixou a posição na empresa.
Os registros indicam que ele também tinha 1,2 mil ações restritas que teriam sido adquiridas apenas dois dias após seu último dia na Tesla e teriam valido quase US$ 700 mil (cerca R$ 3,4 milhões).
Veja mais:
Bitcoin desaba após Elon Musk anunciar que Tesla vai suspender vendas com criptomoeda
Warren Buffett doa US $ 4,1 bilhões e renuncia ao cargo na Fundação Gates
As opções de ações dão aos funcionários ou executivos de uma empresa o direito de comprar as ações dessa empresa por um determinado preço por um período limitado de tempo.
Os executivos de empresas de tecnologia de rápido crescimento geralmente ganham mais com as opções de aquisição e exercício do que com seu salário.
Alguns planos de remuneração permitem que eles adquiram ações somente depois de atingir certos marcos na empresa, não apenas com base no tempo gasto ali empregado.
Quando os preços das ações sobem acima de seu preço de exercício, um funcionário ou executivo que adquiriu suas ações pode comprar e, em seguida, vendê-las imediatamente para embolsar a diferença em dinheiro, ou pode exercer as opções, mas mantê-las no longo prazo se acreditar no valor das ações continuará a subir.
Guillen não se pronunciou a respeito da saída da Tesla, que ainda não anunciou a nomeação de um novo chefe de transporte pesado.
Acompanhe nossa transmissão ao vivo: