
A rede de supermercados Carrefour prepara uma revisão estratégica de suas operações internacionais. De acordo com a revista Challenges, a empresa planeja vender subsidiárias na Polônia e Taiwan.
O anúncio veio poucos meses depois do colapso das negociações para uma fusão da rede de supermercados francesa com a canadense Alimentation Couche-Tard.
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O Carrefour informou nesta quinta-feira (24) por meio de um porta-voz que “iniciou uma reflexão sobre a massa crítica de suas subsidiárias internacionais e possível consolidação futura, alianças ou movimentos de desinvestimento”, e especificou que a revisão está em estágio inicial e nenhuma decisão foi tomada sobre as vendas.
A Tesco, maior rede de supermercados britânica, concluiu a venda das operações na Polônia para a varejista dinamarquesa Salling Group este ano por cerca de 165 milhões de libras, o que equivale a US$ 230 milhões, para se concentrar no Reino Unido, seu principal mercado. O mercado de alimentos polonês possui intensa competição, especialmente em mercadorias em geral.
Com isso, é improvável que a revisão gere grande impacto no Carrefour, escreveu Clive Black, analista da Shore Capital Markets: “Trata-se de mostrar que o Carrefour está ativo para a atividade mais ampla e de mostrar aos acionistas que está pensando em seus interesses em um momento de considerável atividade corporativa no cenário de supermercados de grande capitalização.”
A ideia de que o Carrefour possa querer sair da Polônia não é nova: “ O problema com a Polônia é que não há compradores reais”, escreveu Fabienne Caron, analista da Kepler Cheuvreux, em relatório aos clientes. A rede Carrefour gera cerca de 1,8 bilhão de euros, US$ 2,15 bilhões, em vendas na Polônia, com baixas margens de lucro, completou ainda Caron.
O diretor-presidente do Carrefour, Alexandre Bompard, que assumiu o comando em 2017, teve que desistir do plano de fusão com a Couche-Tard devido à oposição do governo francês sobre o acordo.
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