• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
segunda-feira, agosto 18, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Mercados

Em nova máxima histórica, Bolsa fecha em alta de 1,63%, aos 128.267 pontos

Por Estadão Conteúdo
1 de junho de 2021
Em Mercados
EnviarEnviarCompartilhar

Assim, o índice da B3 fechou o dia em alta de 1,63%, aos 128.267 pontos, o quinto ganho diário seguido, elevando o acumulado no ano a 7,77%.

Em renovação pela terceira sessão consecutiva de máximas históricas intradia e de fechamento, o Ibovespa alcançou nesta terça-feira pela primeira vez o nível de 128 mil pontos, impulsionado pelo surpreendente crescimento de 1,2% para o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, que melhora a perspectiva para a atividade econômica em 2021 pelo efeito estatístico para os próximos períodos.

Assim, o índice da B3 fechou o dia em alta de 1,63%, aos 128.267pontos, o quinto ganho diário seguido, elevando o acumulado no ano a 7,77%. Reforçado, o giro financeiro foi a R$ 43,0 bilhões nesta terça-feira, após o feriado de segunda-feira em Nova York.

Leia também:

Notícias Em Alta

Buffett muda estratégia e analista avalia como "jogada inteligente"

Buffett muda estratégia e analista avalia como “jogada inteligente”

15 de agosto de 2025
Créditos: depositphotos.com / rmcarvalhobsb

Flexibilização de medidas gera alerta sobre arcabouço fiscal

15 de agosto de 2025
  • Alta do PIB e reforma administrativa; Confira os destaques desta terça
  • Gol eleva oferta de voos em junho a 300 diários e retoma 7 bases aéreas regionais

Renovada pela manhã e também no fim da sessão, a nova máxima histórica intradia passa agora a 128.363 pontos, após o Ibovespa ter pulverizado com facilidade a resistência imediata dos 126.250 pontos, correspondente, praticamente, à máxima histórica do dia anterior, exibida no fechamento de segunda-feira. Nesta terça-feira, o índice saiu de 126.218 pontos na abertura, a mínima do dia.

O Ibovespa retomou forte recuperação em novembro, interrompida entre janeiro e fevereiro, quando o País começava a ingressar na segunda onda de covid-19, que colocava em risco o desempenho do PIB no primeiro trimestre e dificultava a visualização de como seria a sequência do ano.

A leitura acima do esperado para o intervalo janeiro-março corrobora recentes dados sobre arrecadação federal e as contas públicas: uma combinação de situação fiscal e atividade econômica acima do que se chegou a temer para a primeira metade do ano.

Dessa forma, uma série de instituições financeiras, entre as quais Bradesco, Citigroup, Barclays e Goldman Sachs, anunciaram ainda nesta terça revisões das respectivas projeções de PIB para o ano, aproximando-as ou mesmo colocando-as acima do patamar de 5%. Um grau maior de atividade pode resultar em lucros maiores para as empresas, com efeito sobre os preços de ações e o nível de pontuação do Ibovespa no fim do ano. Por enquanto, a XP, por exemplo, mantém projeção de 145 mil pontos para o índice da B3 em 2021, em avanço impulsionado pelas expectativas de lucros das empresas que compõem o índice.

“No último trimestre do ano passado, vários estímulos fiscais estavam vigentes, como o auxílio emergencial, o BEm e taxa de juros mais baixa, ou seja, estávamos em um ambiente de estímulos fiscais e monetários maior do que a gente vê no primeiro trimestre deste ano”, diz Raquel de Sá, chefe de Economia da Rico Investimentos. “Apesar de não ser um número tão grande, surpreendeu porque a grande preocupação no final do ano passado, e no começo deste ano, era o que aconteceria se houvesse um abismo fiscal, depois do fim de todas essas medidas de estímulos.”

No primeiro trimestre, “o PIB foi puxado pelo consumo empresarial, o investimento, que avançou 4,6% no início do ano”, observa André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos, em nota. “Já o consumo das famílias e do governo teve queda no período, refletindo a segunda onda da pandemia e a contenção de gastos do governo que tem criado dados fiscais melhores”, acrescenta o economista.

“A melhora da situação fiscal tem levado a projeções mais favoráveis sobre a relação dívida/PIB, mas o mercado ainda aguarda avanço nas reformas, em particular a administrativa, pela qual o presidente Bolsonaro não tem indicado muito apetite. Nesta semana, lá fora, temos ainda dados importantes, como o Livro Bege e principalmente o payroll americano. Vamos ver como o mercado se comportará depois desse entusiasmo todo com o PIB, que ajudou hoje as empresas com exposição à economia doméstica, como o varejo”, diz Rodrigo Friedrich, sócio e head de renda variável da Renova Invest.

Nesta terça-feira, Lojas Americanas (+7,59%) e Via Varejo (+6,63%) seguraram a ponta do Ibovespa, perto de BRF (+9,55%), Ultrapar (+7,25%) e Cyrela (+6,57%). No lado oposto, Locaweb cedeu 5,54%, Banco Inter, 3,60%, e Klabin, 2,39%.

O dia foi positivo para Petrobras PN (+1,56%) e ON (+2,18%), com o Brent negociado em alta, a US$ 70 por barril, enquanto Vale ON (-1,38%), na mínima do dia no fechamento, não acompanhou a retomada do preço do minério na China, que contribuiu para avanço do segmento de siderurgia, com destaque para CSN ON (+5,54%). O dia também foi favorável para as ações de bancos, com ganhos até 4,29% (Santander) – destaque também para Itaú PN (+3,62%).

Tags: B3bolsa de valoresFechamentoibovespa
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Loterias

Sorteio da semana vai pagar fortuna histórica nas Loterias CAIXA

17 de agosto de 2025
Curiosidades

Conheça a origem do éclair! Uma das sobremesas mais chiques de Paris

17 de agosto de 2025
Carros

O contra-ataque da Renault à BYD com ajuda da gigante chinesa Geely! Entenda

17 de agosto de 2025
finanças

Saiba por que ter um cofrinho ainda é uma boa ideia em 2025!

17 de agosto de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS