O dólar opera em queda de 0,62%, aos R$ 5,304 e, nos Estados Unidos, os índices estão operando em alta generalizada.

O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (26), com foco no Caged positivo e beira o nível dos 124 mil pontos. Por volta das 13h59, o principal índice da bolsa brasileira (B3) operava em alta de 0,74%, aos 123.895,72 pontos.
O dólar opera em queda de 0,62%, aos R$ 5,304 e, nos Estados Unidos, os índices estão operando em alta generalizada. Por volta das 14h, o S&P 500 estava 0,05% e o Nasdaq subindo 0,08%.
Leia também:
- Câmara aprova MP que prorroga regras de reembolso e remarcação de passagem aérea
- Presidente da Latam diz que não pretende vender operação brasileira à Azul
Saldo líquido de emprego formal é positivo em 120.935 vagas em abril no Caged
Após a criação de 177.352 vagas em março (dado revisado nesta quarta-feira), o mercado de trabalho formal brasileiro registrou um saldo positivo 120.935 carteiras assinadas em abril, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia.
O resultado do mês passado decorreu de 1,381 milhão de admissões e 1,260 milhão de demissões. Em abril do ano passado, em meio ao lockdown nacional devido à primeira onda de covid-19, houve fechamento de 963.703 vagas com carteira assinada – o pior resultado em toda a pandemia.
O mercado financeiro já esperava um novo avanço no emprego no mês passado. O resultado veio abaixo da mediana das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, mas dentro do intervalo. As projeções eram de abertura líquida de 40.000 a 220.000 vagas em abril, com mediana positiva de 161.440 postos de trabalho.
Acumulado
No acumulado dos quatro primeiros meses de 2021, ao saldo do Caged é positivo em 957.889 vagas. No mesmo período do ano passado, houve destruição líquida de 763.232 postos formais.
BEm
De acordo com o ministério, 2,916 milhões de trabalhadores seguiam com garantia provisória de emprego em abril graças às adesões em 2020 ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). Para cada mês de suspensão ou redução de jornada no ano passado, o trabalhador tem o mesmo período de proteção à sua vaga.
O programa foi relançado em abril deste ano pelo governo por mais quatro meses em 2021.
Metodologia
Desde janeiro do ano passado, o uso do Sistema do Caged foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para as empresas, o que traz diferenças na comparação com resultados dos anos anteriores.
Na metodologia anterior (de 1992 a 2019), o melhor resultado para abril na série sem ajustes havia sido em 2010, quando foram criadas 305.068 mil vagas no terceiro mês do ano.
Guedes fala em recuperação da economia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou nesta quarta-feira o Brasil vem criando novas vagas de emprego em todos os meses desde julho do ano passado. O mercado de trabalho formal brasileiro registrou um saldo positivo 120.935 carteiras assinadas em abril, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado dos quatro primeiros meses de 2021, ao saldo do Caged é positivo em 957.889 vagas.
“Chegamos a um total 1,2 milhão de empregos destruídos na primeira onda da pandemia de covid-19 e desde então continuamos uma recuperação que prossegue. Isso totaliza a criação de 2,2 milhões de empregos desde de julho do ano passado. Criamos 1 milhão de empregos nos últimos quatro meses de 2020 e criamos quase 1 milhão nos primeiros quaro meses deste ano”, completou o ministro.
Para Guedes, o ritmo de criação de vagas continua, mas foi mais lento em abril devido ao impacto da segunda da pandemia. “Em abril foi o grande impacto, quando as mortes atingiram o pico dessa segunda onda. O distanciamento social e prudência levaram uma retração no ritmo de criação de vagas, mas ainda assim o mercado prossegue forte. Em contrasto com o choque da primeira onda, dessa vez criamos vagas graças também ao avanço das vacinas”, acrescentou.
Mais uma vez o ministro defendeu a aprovação de reformas e a vacinação em massa da população. “O Brasil continua comprando e aplicando vacinas para que haja um retorno seguro ao trabalho. Esse ritmo de criação de empregos mostra que os trabalhadores do mercado formal estão conseguindo bons tratamentos e os protocolos de proteção das empresas mais organizadas”, destacou.
*Com informações do Estadão Conteúdo