Notícias que devem impactar o mercado financeiro nesta sexta-feira (21)

A Petrobras (#PETR4) poderá receber até R$ 4,4 bilhões em restituição de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Governo prepara operação para tentar aprovar no Senado, nos próximos 15 dias, medida provisória, que permite privatização da Eletrobras. Além disso, banco Inter fecha em alta de 3,17% na Bolsa após parceria com ABC Brasil.
Confira essas e outras notícias que podem impactar o mercado financeiro hoje.
Leia também:
Bolsas da Ásia fecham mistas, após recuperação em NY interromper 3 dias de perdas
Lucro da Petrobras
A Petrobras (#PETR4) poderá receber até R$ 4,4 bilhões em restituição de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A recuperação do montante se deve à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), publicada na última sexta-feira (14), na qual definiu-se que o valor do ICMS a ser excluído da base de cálculo do PIS (Programa de Integração Social) e da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) é o destacado na nota fiscal.
MP da Eletrobras
Governo prepara operação para tentar aprovar no Senado, nos próximos 15 dias, medida provisória, que permite privatização da Eletrobras.
Balanço do banco Inter
As units do Banco Inter (#BIDI11) fecharam em alta após o banco Inter firmar parceria com o Banco ABC Brasil (#ABCB4) para atuação no mercado de capitais brasileiro, o que também elevava os papéis preferenciais do banco com foco em empresas.
Segundo comunicados divulgados na noite de quarta-feira (20), a parceria utilizará a expertise do ABC Brasil em estruturação de operações de debêntures de infraestrutura, crédito privado e de distribuição no segmento institucional.
Faturamento setor de supermercados
Setor de supermercados fatura 554 bilhões em 2020 e representa 7,5% do PIB, em dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O setor de supermercado conta com 91.351 lojas espalhadas pelo Brasil.
Tesla
Elon Musk anuncia durante uma videoconferência organizada pelo Kremlin que Tesla pretende abrir fábricas na Rússia.