O último dia de negociação das opções não será mais o pregão anterior ao vencimento, mas sim, a própria data que os derivativos vencem.

A B3 começará a usar uma nova metodologia para o vencimento de opções a partir desta sexta-feira (21) e deve beneficiar o mercado, principalmente para os investidores a curto prazo. Atualmente, a data de vencimento de uma opção é a terceira segunda-feira de cada mês. Em maio, a data passará a ser a terceira sexta-feira do mês de vencimento, sincronizando com a data do vencimento com o mercado internacional.
Leia também:
- Câmara aprova MP que viabiliza privatização da Eletrobras; texto segue para o Senado
- Hapvida conclui compra da Promed; aquisição da Santa Filomena é cancelada
Além do dia, o que será alterado é o horário. Hoje, o exercício ocorre até às 13h. Com a mudança, o exercício ocorrerá depois do pregão regular, tendo 30 minutos de after market. O último dia de negociação das opções não será mais o pregão anterior ao vencimento, mas sim, a própria data que os derivativos vencem.
Em relação ao preço de referência, que hoje tem a cotação feita durante o pregão regular, em maio será baseado na call de fechamento. De acordo com a B3, a alteração faz com que haja uma maior concentração de liquidez e um preço mais robusto.
Segundo Marco Saravalle, sócio da SaraInvest, a mudança “deve fazer com que o fim de semana do trader comece um pouquinho mais tarde a partir de agora.”
Outra alteração é o “contrary exercise”, que possibilita ao titular de uma opção um bloqueio do exercício automático para os derivativos dentro do dinheiro ou o exercício de uma forma automática para os contratos fora do dinheiro. Para a B3, a medida gera uma maior tranquilidade, já que o holofote se vira para a tomada de decisão e sem a movimentação do preço.
Confira a explicação do especialista