A Cúpula de Líderes Climáticos convocada pelo presidente Joe Biden está prevista para o próximo dia 22 de abril. Há dois objetivos. O primeiro é estimular os países a aumentar a ambição nacional climática em várias frentes. O segundo é recolocar os Estados Unidos na liderança climática global, depois dos retrocessos do governo Trump. Saiba como funciona o evento e quais os impactos da reunião no Brasil:
O que é a Cúpula do Clima?
A cúpula consiste em um evento criado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que reúne os principais líderes mundiais para debater sobre as questões climáticas, como: aquecimento global e desmatamento.
Quem participa?
Foram convidados 40 líderes mundiais. Entre eles estão o presidente Jair Bolsonaro, Vladimir Putin e Xi Jinping.
Além deles foram convidados integrantes do Fórum de Energia e Clima de Grandes Economias, que correspondem a 80% das emissões globais de carbono, as nações mais vulneráveis aos impactos da mudança climática e os países que lideram ações sobre esse tema.
Qual será o tema?
A cúpula tem como objetivo estimular a criação de projetos para reduzir as emissões de poluentes e gás carbônico até 2030. Além de promover a discussão sobre a geração de emprego e renda nos países que adotarem a agenda de ação climática.
Qual a importância?
O encontro serve de preparação para a COP26, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, além de dar a oportunidade para os líderes mundiais reafirmarem as promessas feitas no acordo de Paris.
Quais os Impactos no Brasil?
O Brasil se comprometeu a zerar o desmatamento ilegal até 2030, no entranto a promessa parece não apresentar credibilidade para os outros países.
Com isso, o Brasil terá que apresentar medidas e resultados mais concretos no curto prazo, para demonstrar o comprometimento do governo brasileiro com as pautas ambientais propostas pela cúpula.
Caso o Brasil apresente bons planos para conter o desmatamento e cumprir os demais compromissos, poderá se tornar palco de investimentos estrangeiros para controlar as mudanças climáticas.