Em semana repleta de polêmicas envolvendo Brasília, Ibovespa fica em saldo positivo e sossega investidores para o fim de semana
O Ibovespa fechou, nesta sexta-feira (16), em alta de 0,34% a 121.113,93 pontos com foco nos impasses políticos em Brasília, como a CPI da Covid, que teve Renan Calheiros como o relator indicado, e o imbróglio envolvendo o Orçamento de 2021. O dólar, por sua vez, fechou em queda de -0,77%, cotado em R$ 5,585.
Outra notícia importante foi que a China apresentou um crescimento econômico de 18,3% em comparação ao mesmo trimestre de 2020, que teve parte das atividades econômicas paralisadas devido a pandemia da Covid-19.
Além disso, contribuíram para o resultado desta sexta:
CPI da Covid
O senador Renan Calheiros (MDB -AL) será o relator da CPI da Covid, segundo a assessoria do Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que assumirá a presidência do colegiado.
A CPI irá analisar se o governo federal cometeu irregularidade na conduta da pandemia, como o colapso em Manaus, com a falta de oxigênio e insumos hospitalares. A primeira reunião da CPI deverá ser realizada já na próxima semana.
STF decide a favor de Lula
Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, por 8 votos a 3, manter a anulação das condenações da Lava Jato impostas ao ex-presidente Lula, pelo ministro Edson Fachin, fazendo com que ele permaneça elegível e possa disputar a presidência em 2022.
China tem crescimento de 18,3% no PIB
A China apresentou um crescimento econômico de 18,3% em comparação ao mesmo trimestre de 2020, que teve parte das atividades econômicas paralisadas devido a pandemia da Covid-19.
Apesar do recorde de crescimento, o PIB ficou abaixo das expectativas dos economistas, de 19%, segundo pesquisa da Reuters. Além disso, os dados oficiais mostram que esse foi o crescimento mais rápido desde a maior alta no quarto trimestre de 2020.
Dória anuncia reabertura parcial do comércio
O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (16) que irá reabrir parcialmente o comércio a partir de domingo. O anúncio foi feito pelo vice-governo, Rodrigo Garcia (DEM).
A partir do dia 24 de abril, a vai incluir o setor de serviços. Dessa forma, academias e shoppings poderão reabrir para o público em geral. No entanto, a fase de transição permanece com o toque de recolher.
A flexibilização acontece depois de 7 dias da volta de todos os municípios da fase vermelha, que teve como resultado uma queda de 17,5% das internações no estado.