Disparada das ações da Cia. Hering após recusar uma fusão com a Arezzo puxam o Ibovespa nesta quinta
O mercado brasileiro está naqueles dias de confusão, nesta quinta-feira (15). Começou o dia em forte alta, buscando bater os 121 mil pontos, patamar que chegou a ultrapassar por volta das 10h30. Eis então que o ambiente político não deixou o investidor ter um dia perfeito, bateu no índice e em questão de uma hora, o índice voltou aos 120.362 pontos, quase zerando os ganhos. Às 13h45, o Ibovespa operava em alta de 0,29%, aos 120.638,08 pontos.
Já nos Estados Unidos, o dia é bem diferente. Com a divulgação dos dados de pedidos de desemprego, que foram bem abaixo do esperado e puxaram os índices norte-americanos. Às 14h, o S&P500 operava em alta de 1,07% e o Nasdaq em 1,19%.
Confira alguns do principais destaques do dia:
Orçamento
O cenário fiscal continua conturbado juntamente com o impasse sobre o projeto de Orçamento de 2021. Uma das alternativas discutidas é que o presidente Jair Bolsonaro vete a proposta, contudo, de acordo com o jornal Estado de S. Paulo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), teria dito que o governo corre o risco de perder sua base de apoio caso vete o projeto.
Por outro lado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defende o veto e disse que Bolsonaro pode cometer crime de responsabilidade caso mantenha o Orçamento do jeito que está hoje.
O Estadão também afirma que Guedes colocou o seu cargo à disposição de Bolsonaro. Lira defende que o governo sancione o projeto e, logo após, corrija os “excessos” das emendas parlamentares que foram incluídas pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC), desta maneira garantindo o pagamento das despesas obrigatórias.
Hering e Arezzo
A Cia. Hering (HGTX3) informou na noite da última quarta que o seu conselho de administração decidiu, de forma unânime, rejeitar a proposta de uma potencial combinação de negócios com a Arezzo (ARZZ3). A empresa de calçados havia enviado uma carta à Hering no dia 7 com a proposta.
De acordo com a Cia. Hering, a proposta “não atende ao melhor interesse dos acionistas e da própria companhia” e que pretende “seguir na execução do seu plano estratégico que combina construção de marcas, expansão e integração de canais, e modernização do supply chain, com foco no cliente e na sustentabilidade”.
Com a notícia, as ações da Hering (HGTX3) operam em forte alta de 29,24%, cotadas a R$ 22,10. As ações da Arezzo (ARZZ3) também sobem 8,55% a R$ 81,10.
O mundo lá fora
O noticiário internacional também está agitado, com a divulgação de alguns indicadores nos EUA, com um destaque para os pedidos de auxílio-desemprego, que despencaram 193 mil e ficaram em 576 mil na semana passada. O resultado agradou o mercado, já que ficou bem abaixo da expectativa dos analistas, que era de 700 mil pedidos.
Outro dado positivo nos EUA foi o relativo às vendas no varejo, que dispararam 9,8% em março, de acordo com o Departamento de Comércio. O resultado ficou bem acima da alta de 6,1% projetada pelo Dow Jones, enquanto no mês anterior o dado tinha sido de queda de 2,7%.