O mercado de criptomoedas vem crescendo cada dia mais, e ganhando a atenção do mercado financeiro, mas você conhece esse mercado?
O que é?
O Bitcoin, diferentemente das moedas tradicionais, como o dólar e o real, é uma moeda digital utilizada para pagamentos apenas pela internet. A moeda surgiu em 2009, no entanto não se sabe quem criou. Sabe-se apenas que foi um programador, cujo nome fictício é Satoshi Nakamoto.
A moeda foi criada para ser independente de outras instituições financeiras ou países para regulamentar a moeda. Assim, as transações poderiam ser feitas de qualquer lugar do mundo, desde que houvesse acesso a internet, deixando as negociações mais rápidas.
A moeda pode ser criada através de processos computacionais, conhecido como mineração. Todas as moedas e transações feitas ficam registradas na rede de dados da própria moeda, chamada “blockhain”, fazendo com que todas as negociações de Bitcoin não sejam possíveis de se rastrear.
Como funciona a valorização do Bitcoin?
A valorização do cripto ativo depende de alguns fatores:
Lei de oferta e procura
O Bitcoin não é uma moeda regulamentada, sendo assim não sofre interferência de outros países ou instituições financeiras. Logo, quanto maior a procura, maior deve ser o valor da moeda, assim como se houver uma baixa procura, o Bitcon deve ter uma queda no valor.
Por mais que a moeda seja criada digitalmente, é limitada a ter no máximo 21 milhões de moedas, sendo que mais da metade já está disponível no mercado. Então, podemos entender que quanto menos moedas disponíveis e uma procura crescente, o valor do cripto ativo deve subir.
Número de carteiras digitais
Com o aumento no número de carteiras de Bitcoin, o mercado interpreta que há uma procura maior em bitcoin, seja para investimentos ou uso cotidiano. Esse movimento no mercado pode influenciar no valor da cotação da moeda digital.
Aceitação no mercado
O aumento de carteiras de Bitcoin também influencia a perspectiva diante da aceitação da criptomoeda no mercado. Além disso, o mercado pode influenciar positivamente ou negativamente, caso indique que a moeda poderá ser utilizada em compras tradicionais.
Como investir?
Apesar do mercado de criptomoedas ser relativamente novo, o interesse pelo Bitcoin começou a chamar a atenção para o mundo dos investimentos, devido a sua valorização ascendente.
Para começar a investir em Bitcoins, o primeiro passo é criar uma carteira virtual. Por meio das empresas que negociam a moeda é feita a compra e logo o ativo estará na sua conta.
No entanto, é importante ficar atento com os movimentos de mercado para não perder dinheiro.
Apesar do investidor saber analisar bem um ativo, é necessário entender que o mercado de bitcoin é novo e tem poucos investidores se comparado a bolsa de valores. Então, se resolver investir em bitcoins ou em outros cripto ativos, tenha cuidado, pois ainda é um mercado incerto e muito volátil.
Outro cuidado que os investidores devem ter é que, as empresas que fazem as negociações não são regulamentadas, logo as fraudes financeiras podem ser mais frequentes. Então, estude e analise bem cada empresa.
É seguro?
Apesar de existir uma incerteza com relação ao Bitcoin, a moeda é, sim, segura. Ela apresenta um código, que quando é feita a transição, o pagador deixa de ter esse código, passando a ser de quem recebeu a moeda. Diferentemente do dinheiro como conhecemos, a criptomoeda tem a vantagem de não ter sua versão física, dessa forma não é possível ser roubado ou perder a moeda.
Com isso, se cria um medo de sofrer ataques hackers, e isso realmente pode acontecer, mas seria quase impossível, já que para realizar esse ataque seria necessário invadir milhões de computadores.
No entanto, é necessário que se tome alguns cuidados, já que estamos falando de uma forma de pagamento que não há órgãos regulamentados para tratar diretamente com esse ativo. Apesar de ser improvável ataques hackers, é necessário redobrar os cuidados; Pirâmides e erros em servidores também são alguns dos riscos desse mercado. No entanto, isso não significa que não existam empresas sérias para tratar desse tipo de ativo, por isso se deve pesquisar e analisar com calma que plataforma utilizar para abrir sua conta no mercado de criptomoedas.
Contudo, o maior risco para você, é perder sua assinatura virtual de suas moedas. Caso perca essa assinatura não terá como recuperá-las.
É possível comprar produtos usando Bitcoins?
A resposta é, sim! Atualmente já é possível comprar produtos com bitcoin. Algumas empresas já estão aceitando bitcoin na hora do pagamento, uma delas é a famosa Tesla, que recentemente o CEO da Tesla Motors, Elon Musk , anunciou que começará a aceitar bitcoin como forma de pagamento para comparar seus carros.
O Bitcoin é uma bolha financeira?
Segundo especialistas do mercado financeiro, o Bitcoin deverá ser o responsável pela próxima bolha financeira. Isso porque o ativo conseguiu uma valorização de 1.500% em um ano, o que assustou os especialistas.
No entanto, há outro ponto de vista com relação a supervalorização do bitcoin. Uma possível justificativa seria a confiança do mercado com o ativo.
Com isso, é prudente que o investidor diversifique seus investimentos para que, caso ocorra uma desvalorização repentina, o investidor não fique de mãos atadas vendo seu patrimônio derreter aos poucos.
Vale a pena?
Com a grande valorização nos últimos meses, o bitcoin ganhou a atenção dos investidores. Essa não é uma pergunta simples de se responder, pois você deve levar em consideração fatores pessoais, mas em geral vale a pena.
Não é recomendado investir uma grande parte do seu patrimônio, tendo em vista que esse é um mercado muito volátil. Então, caso resolva surfar na onda da criptomoeda, tenha cuidado.
Como funciona a mineração de Bitcoin?
A mineração de bitcoins é muito semelhante com a que já conhecemos, onde os mineiros ( CPUs e GPUs) retiram pepitas de metal (Bitcoin) da terra.
Essas máquinas computacionais ficam resolvendo problemas matemáticos na própria rede de bitcoin, e acaba recebendo uma parcela das transações realizadas.
No entanto, é necessário ficar atento com a energia gasta neste processo, pois essas máquinas acabam consumindo uma grande quantidade de energia, resultando num aumento na conta de luz na sua casa. Então, caso deseje começar a minerar bitcoin, é aconselhável ter uma máquina potente para realizar essas operações e ficar atento no valor da conta de energia com relação ao ganho em bitcoin para ver se vale ou não a pena essa prática.