A melhora no desempenho do varejo na passagem de janeiro para fevereiro fez o volume de vendas ficar 0,4% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia.
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas operam 1,9% acima do pré-pandemia.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os segmentos de material de construção, artigos farmacêuticos, outros artigos de uso pessoal e doméstico, móveis e eletrodomésticos e supermercados se mantêm operando acima do patamar pré-crise sanitária.
O segmento de material de construção está 20,8% acima do patamar de fevereiro; artigos farmacêuticos, 13,1% acima; outros artigos de uso pessoal e doméstico, 5,8% acima; móveis e eletrodomésticos, 4,9% acima; e supermercados, 0,5% acima.
Os veículos estão 2,0% abaixo do patamar pré-pandemia; vestuário, 14,4% abaixo; livros e papelaria, 39,8% abaixo; combustíveis, 7,0% abaixo; e equipamentos de informática, 8,4% abaixo.
Após um avanço de 0,6% no volume vendido em fevereiro ante janeiro, o varejo opera 5,7% abaixo do pico de vendas alcançado em outubro de 2020. Já o varejo ampliado, que cresceu 4,1% em fevereiro ante janeiro, está em nível 3,5% aquém do ápice registrado em agosto de 2012.
(Estadão Conteúdo)